Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA COSTA DIAS
DATA: 03/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeo conferência
TÍTULO:

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TERRITÓRIO DA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO TOCANTINS: AS CONTRIBUIÇÕES DO CECAMPE NORTE PARA A CONSOLIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) NO MUNICÍPIO DO ACARÁ/PA


PALAVRAS-CHAVES:

CECAMPE; Descentralização; PDDE; Políticas Educacionais.


PÁGINAS: 198
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O objeto desta investigação é o PDDE Básico e as ações pactuadas entre o FNDE e o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte (CECAMPE Norte), inserindo-se no campo das pesquisas acadêmicas sobre políticas públicas de financiamento da educação no Brasil. O objetivo geral é analisar as contribuições do CECAMPE Norte para a consolidação e execução do Programa Dinheiro Direto na Escola no município de Acará, localizado na Região de Integração do Baixo Tocantins, no estado do Pará. A pesquisa parte do pressuposto de que a descentralização, enquanto diretriz das reformas administrativas do Estado brasileiro a partir da década de 1990, redefiniu o papel do Estado e ampliou as atribuições das escolas na gestão de políticas educacionais. Com base na abordagem qualitativa, o estudo utilizou análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores e conselheiros escolares, buscando compreender como o CECAMPE Norte tem contribuído para o fortalecimento da autonomia das Unidades Executoras e para a qualificação da gestão financeira e pedagógica das escolas. Os resultados apontam que o PDDE constitui um instrumento essencial de manutenção e funcionamento das escolas municipais, especialmente em contextos amazônicos marcados por vulnerabilidades estruturais e geográficas. As ações formativas e de assessoramento do CECAMPE Norte mostraram-se decisivas para a melhoria da execução do programa, proporcionando maior clareza normativa, fortalecimento das capacidades técnicas e ampliação da participação social na gestão dos recursos públicos. Portanto, considera-se que o CECAMPE Norte tem desempenhado papel fundamental na consolidação da política de descentralização do financiamento educacional, atuando como agente estruturante da gestão democrática e da formação de gestores. A experiência de Acará evidencia que o PDDE, articulado às ações do Centro Colaborador da Região Norte, potencializa a autonomia escolar e contribui para a efetivação de uma educação pública mais participativa, transparente e socialmente justa na Amazônia Paraense.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Presidente - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo ao Programa - 393.741.572-68 - MARIA DO SOCORRO VASCONCELOS PEREIRA - UEPA

 

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO PERES CORREA
DATA: 04/12/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Via Google Meet e Sala de Reuniões do PPGCITE
TÍTULO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO ESCOLAR FRENTE AO AVANÇO DO MONOCULTIVO DO AÇAÍ EM UMA COMUNIDADE NO MUNICIPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PARÁ.

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISONETE DO SOCORRO PERNA PEREIRA
DATA: 28/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Estudos do Prédio da Pós-Graduação do PPGCITE/ONLINE
TÍTULO:

HISTÓRIAS VIVIDAS E NÃO ESCRITAS: a escolarização na comunidade São João Batista, na Ilha de Campompema, Abaetetuba-PA, no período de 1930 a 1940.

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO GENIVAN NUNES BRAZ
DATA: 29/08/2025
HORA: 09:30h
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGCITE
TÍTULO: CARNAVAL, CULTURA E CIDADE: Um Estudo sobre o Bloco Carnavalesco “As Virgienses” de Vigia de Nazaré – Pará

PALAVRAS-CHAVES: Amazônia; carnaval; cidade; cultura; identidade; Vigia de Nazaré/PA. 
PÁGINAS: 175
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIR MIRANDA DA COSTA
DATA: 07/07/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Estudos do Prédio da Pós-Graduação do PPGCITE/ONLINE
TÍTULO:

RIQUEZA LEXICAL DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA ARAPAPUZINHO: UMA PROPOSTA DE ATLAS LINGUÍSTICO SEMÂNTICO-LEXICAL


PALAVRAS-CHAVES: Variação Linguística; Riqueza Lexical; Território Quilombola Arapapuzinho; Dialetologia; Geolingüística.

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDINEIA DE SENA SILVA LOPES
DATA: 08/07/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Auditório Central
TÍTULO:

UM OLHAR PARA A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AS (IN)VISIBILIDADES DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA UFPA CAMPUS ABAETETUBA/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Gênero, Sexualidade, Educação, LGBTQIA+

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSILANDIA RODRIGUES DA COSTA
DATA: 30/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Híbrida - Presencial e vídeo conferência -
TÍTULO:

NARRATIVAS DE MULHERES PECONHEIRAS DO RIO QUIANDUBA: questões raciais e de gênero na coleta do açaí.


PALAVRAS-CHAVES:

Interseccionalidade; gênero; raça; atividade peconheira; narrativas peconheiras.

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLY CONCEICAO CARDOSO
DATA: 16/11/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Vídeo conferência via google meet
TÍTULO: GOSTO MUITO DE ESTAR AQUI: NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO PELA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA NO CORDÃO DO MAPARÁ, ABAETETUBA-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Teatro Popular. Cultura Local e Amazônica. Crianças e Adolescentes. Processos Educativos


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação