Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISONETE DO SOCORRO PERNA PEREIRA
DATA: 09/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeo conferência
TÍTULO:

HISTÓRIAS VIVIDAS E NÃO ESCRITAS: a escolarização na comunidade São João Batista, na Ilha de Campompema, Abaetetuba-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Comunidade tradicional; Escolaridade; Memória; Oralidade.

PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa aborda o processo de escolarização na comunidade São João Batista, localizada na Ilha de Campompema, em Abaetetuba-PA, durante o período de 1930 a 1940. A motivação para realizar este estudo surgiu da ausência de investigações acadêmicas voltadas para esse período histórico na região, revelando uma lacuna no conhecimento sobre as dinâmicas educacionais e sociais das populações ribeirinhas amazônicas. A metodologia da história oral foi adotada nesta investigação devido à sua capacidade de valorizar os relatos diretos das experiências vividas, garantindo a preservação das memórias daqueles que participaram ativamente do processo estudado. Esse método se destaca em contextos onde há escassez de registros formais, possibilitando uma análise rica e diversificada das narrativas humanas e oferecendo uma visão aprofundada das dinâmicas sociais e culturais do período em análise. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o processo educacional na Comunidade São João Batista, localizada na Ilha de Campompema, em Abaetetuba-PA, durante as décadas de 1930 e 1940. De maneira específica, buscamos: 1) evidenciar os fatores que influenciaram e contribuíram para o processo de escolarização na comunidade São João Batista; 2) refletir sobre as motivações dos alunos da comunidade, no período investigado, em sua busca pela escolarização, considerando a ausência de escolas na região e a falta de exigência de formação escolar pelo mercado de trabalho à época; e 3) revelar as percepções dos alunos e moradores daquele período sobre a relevância da escolarização no contexto analisado. Os aspectos metodológicos adotado para esta pesquisa é a história oral, com abordagem qualitativa, tomando a análise de conteúdo como método de análise de dados. Para tanto, aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturada organizado em três blocos temáticos com perguntas abertas. Como suporte teórico tivemos apoio nas pesquisas de: Alberti (2008, 2013), que traz contribuições significativas para a metodologia da história oral; Bosi (1994), com sua abordagem sobre memória e narrativa; Portelli (2010, 2016), que oferece uma perspectiva aprofundada sobre a relação entre história e oralidade; e Saviani (2008, 2013), que enfatiza a importância de entender a educação dentro do contexto histórico e social, dentre outros. Os resultados preliminares desta pesquisa revelam que os participantes demonstram notável resiliência na busca pela educação, mesmo enfrentando adversidades, falta de recursos e a inexistência de um prédio escolar, valorizando o processo educacional da época, pois, para eles, bastava saber ler, resolver as quatro operações básicas da matemática e escrever o próprio nome. Assim, a escolarização era vista como um processo fundamental na construção da identidade social. A pesquisa contribui para uma compreensão mais profunda da significância da educação na construção da identidade e na promoção do desenvolvimento comunitário, sublinhando a importância de se considerar as narrativas e experiências das comunidades rurais no contexto educacional brasileiro. The research contributes to a deeper understanding of the significance of education in building identity and promoting community development, underlining the importance of considering the narratives and experiences of rural communities in the Brazilian educational context.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Interno - FERNANDO MANUEL ROCHA DA CRUZ - UNIPORTO

Externo a instituição - RAQUEL ALVARENGA SENA VENERA