Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE WILKER MACHADO QUARESMA
DATA: 17/12/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Via Google Meet e Sala de Reuniões
TÍTULO:
REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ E EM RELATOS DE ESTUDANTES LGBTQIAPN+ DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA
PALAVRAS-CHAVES:
Educação LGBTQIAPN+. Análise do Discurso Crítica. Teorias Queer e Transfeminista. Representações. Amazônia.
PÁGINAS: 267
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as representações discursivas sobre gênero, orientação sexual e sexualidade presentes no Plano Estadual de Educação (PEE) do Pará e nas experiências educacionais de estudantes LGBTQIAPN+ ingressos e egressos das escolas estaduais da sede do município de Abaetetuba-Pará, para realizar um contraponto entre o que está previsto na lei e a realidade vivenciada nas escolas. De natureza exploratória-descritiva e explicativa, a presente pesquisa é norteada pelos pressupostos da Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough em articulação com as Teorias Queer e Transfeminista, delineando-se qualitativamente por meio de pesquisa documental com o corpus 1 sendo constituído pelo PEE-PA e por documentos correlatos, a exemplo dos relatórios educacionais do governo e dos relatórios do Fórum Estadual de Educação (FEE) e o corpus 2 composto por entrevistas com cinco estudantes LGBTQIAPN+ de escolas da sede do município de Abaetetuba. Para a análise dos discursos foram utilizadas, no âmbito do Significado Acional/Relacional as categorias: Coesão, Intertextualidade e Movimentos Retóricos; no Significado Identificacional as categorias: Avaliação, Modalidade e Metáfora; e, no Significado Representacional, as categorias Inclusão e exclusão de Atores Sociais, Interdiscursividade e Lexicalização. Além de análise dos Modos de Operação da Ideologia nos três significados. O aporte teórico contou com as contribuições, dentre outras, de Fairclough (2001[1989], 2003, 2010, 2016, 2019), Magalhães; Martins; Resende (2017) e Ramalho; Resende (2011, 2022), que embasaram as discussões com enfoque na Análise de Discurso Crítica (ADC); Freire (2018) e Linares; Bezerra (2019), que contribuíram para as discussões sobre conservadorismo na educação; Butler (2010), Louro (2012) e Furlani (2005; 2009) norteadas pela Teoria Queer, bem como Nascimento (2021) e Vergueiro (2015) com as contribuições da Teoria Transfeminista para o diálogo das vivências trans e travestis. Os resultados evidenciam que o Significado Acional se constitui de agenciamentos marcados por tensões; a coesão organiza denúncias; os movimentos retóricos contrastam as propostas do plano e as vivências; a intertextualidade expõe discursos legitimadores e opressores. Ademais, o Significado Identificacional evidencia que o PEE-PA projeta uma identidade estatal idealizada, enquanto a de estudantes é marcada por dor e reconhecimento negado. Modalizadores e metáforas revelam falhas institucionais e violências vividas. Por fim, o Significado Representacional mostra que o PEE-PA inclui estudantes por apassivação, usa léxico técnico e discursos produtivistas que ocultam desigualdades. Já os relatos evidenciam exclusões concretas, léxico afetivo e interdiscursos de violência. Nos três significados, a ideologia opera no plano, pela unificação e pela fragmentação das identidades e, nos relatos, pela naturalização das violências. Desse modo, as representações do PEE-PA se mostram mais alinhadas a uma lógica de neutralidade institucional do que à garantia de direitos, o que se opõe aos discursos reivindicatórios de estudantes, o que ressalta, portanto, a necessidade de que políticas educacionais futuras assumam um posicionamento mais explícito e sociopoliticamente comprometido com as identidades LGBTQIAPN+.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GERMAN CANALE
Presidente - 2558010 - ROSANGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA
Interno - 2478712 - VILMA NONATO DE BRICIO



